top of page

Liderança só existe com sustentabilidade



Sustentabilidade é um tema que transcende o discurso superficial de "abraçar árvores" ou "cuidar do meio ambiente". Por isso, é essencial reservarmos um momento para refletir sobre o papel da liderança e como ela contribui para a prosperidade das empresas de forma sustentável em um mundo em constante mudança.

A liderança desempenha um papel fundamental na promoção de práticas sustentáveis, não apenas do ponto de vista ambiental, mas também no âmbito social e econômico. Isso engloba diretamente as decisões estratégicas, os relacionamentos com stakeholders e o bem-estar da equipe.

A sustentabilidade deve ser a base dos valores e propósitos da empresa, refletindo diretamente nas políticas que impactam funcionários, empresários, acionistas, clientes, fornecedores, parceiros, mercado, meio ambiente, descarte de resíduos e até mesmo na rua ao lado, influenciadas pelo negócio.

Para que a sustentabilidade se concretize na prática e no dia a dia da empresa, ela deve ser a base da visão e dos comportamentos de todas as pessoas, começando pelas lideranças, que são agentes de transformação e fortalecimento da cultura. Vale ressaltar que uma das principais responsabilidades das lideranças é promover um ambiente que permita o crescimento a longo prazo.

Sustentabilidade só é possível com relações de ganha-ganha, preservação, qualidade, uso inteligente de recursos que tragam desenvolvimento SOCIAL E ECONÔMICO, sem riscos e impactos para o AMBIENTE. O desenvolvimento sustentável começa dentro da empresa para que possa alcançar e impactar a sociedade como um todo.

O líder deve ser um exemplo, garantindo que suas ações, palavras e decisões auxiliem a equipe na construção da visão de longo prazo, assegurando a sustentabilidade do negócio e, principalmente, mantendo um OLHAR DE DENTRO PARA FORA.

As empresas têm buscado alinhar suas práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, reconhecendo a importância de contribuir para metas globais de sustentabilidade e desenvolvimento.

Além disso, ações que abordam critérios de ESG (Ambiental, Social e Governança) têm ganhado destaque no cenário empresarial. Empresas comprometidas com o ESG consideram não apenas o retorno financeiro, mas também os impactos ambientais e sociais de suas operações, fortalecendo a relação com investidores, consumidores e a comunidade em geral.

Que 2024 seja um ano de liderança inspiradora e sustentável para todos nós. Convido cada um de vocês a construir seus próprios compromissos para liderar de maneira mais humanizada e sustentável em 2024.


Juntos, moldaremos um futuro mais brilhante.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page